Imagine um jovem rapaz que acaba de escolher uma carreira para a sua vida, por exemplo a de saxofonista dentro de uma orquestra. Este jovem, muito esperto e focado sabe que vai ter que organizar seus estudos e conhecer os principais tipos de sax: barítono, tenor etc. Além disso, precisa se cercar de uma rede de músicos. E principalmente, ter muito conteúdo.

Hoje em dia, muitos já sabem que SEO, à grosso modo, é a hierarquia dos cabeçalhos de um site e a densidade das palavras-chaves dentro do conteúdo do seu website para uma visibilidade maior no mecanismo de buscas indexados do Google, Bing, Yahoo etc.

Mas note que no exemplo do saxofonista, eu deixei claro que o principal do músico é o seu conteúdo, o domínio do instrumento e da teoria, e para ter uma boa estratégia de SEO é a mesma coisa. Por isso é tão importante ter um conteúdo relevante de acordo com os seus bens e serviços.

Nesse sentido, temos algumas ferramemtas para descobrir como o Google Planner (ferramenta do Google Adwords), o plugin de SEO do WordPress Yoast e para o monitoramento e portanto, possíveos alterações de rota na estrutura do Website o próprio Google Analytics.

Para os algoritmos do Google as redes sociais adquirir grande importância de um tempo pra cá (lembra da idéia do saxofonista que se cerca de músicos para trocar idéias e descobrir possíveis trablhos).

Sobre a estrutura do website em termos de cabeçalhos, os famosos H1, H2, H3, H4, H5 e H6, vão dizer o que sua empresa faz. Cada página nãp deve ter mais do que um H1, e os produtos ou serviços se estiverem todos na mesma página deverão estar em H2 ou H3 (estes podem ter mais de um tipo do mesmo cabçalho).

A densidade de palavras-chaves é importante, por isso é bom você repetir elas NATURALMENTE (se não, esta é um dos muitos impedimemtos do Google e ele pode até penalizar seu website) dentro do conteúdo. Os links internos que você faz com outros conteúdos dentro do mesmo website diz ao Google que você oferece conteúdo relevante e te faz subir no Índice de qualidade (o que baixa substancialmente os custos na hora de elaborar campanhas pagas no Adwords).

Esta hierarquização dos produtos também tem a ver com o sitemap do seu site e o breadcrumbs. O primeiro organiza sua empresa e com isso o google oferece ainda uma análise de graça do seu website pelo Google Search Console ou Webmasters Tool. O Breadcrumbs (algo como ‘migalha de pão’) serve também para uma fácil leitura dos buscadores quando termos relativos são pesquisados.

Por fim, uma estratégia de SEO não se faz da noite pro dia e exige, assim como as redes sociais, a sua manutenção.