Personas tem tudo a ver com Branding, vamos combinar? Lembra daquela história de personalidade da marca? Então, Persona nada mais é do que a personalidade do seu perfil na Rede Social.

Quando falamos de mercado, é claro que sempre temos diretrizes pré-definidas, outras nem tanto. Quer um exemplo? Os bancos. Ultimamente os bancos tentam, em meio a uma crise da economia (com juros altíssimos, certamente eles estão com toda pampa para investir em marketing, não é verdade?), mudar o posicionamento. Pense em como o Banco Original e a bandeira de cartão de crédito Nubank estão entrando no mercado. Eu diria que eles tem uma personalidade de marca bem forte e que tem fugido um pouco das diretrizes pré-estabelecida séria, cinza e sisuda do setor bancário. O setor financeiro, no entanto já costuma preencher com mais cores seu marketing.

Bom, me desculpe! Eu sei que eu fugi um pouco do assunto Personas, mas foi pra mostrar que sim, Personas é mesmo uma extensão do seu Branding. Hoje o Marketing vem todo integrado com o digital e suas ramificações.

Mas vamos lá: para elaborar as Personas (sim, o ideal são três  personas por página) de sua página é preciso estabelecer 4 ambientes psicológicos: cotidiano, medo, sonho e lazer.

Olha um exemplo:

Persona 1 – JP tem 35 anos é casado e trabalha como procurador da Receita Federal no sul do país. Ele ganha um salário de 15 mil. Seu maior medo é não conseguir ver seus filhos crescerem. Ele sonha com um trabalho que permita passar mais tempo com a família e sua frustração é trabalhar em um lugar que não se sente feliz. Seu hoobie: tocar músicas no seu violão e procurar sobre o assunto no seu smartphone.

As outras duas personas vão depender do seu tipo de público. Obviamemte que alguém como o JP faz parte do nosso público-alvo do exemplo! Mas digamos que você seja uma corretora de investimentos. Então você tem um perfil como o do JP, um perfil como o da Mara (diretora de empresa, de perfil mais agressivo e independente) e do Agenor (que tem 65 anos e reinveste seus proventos no mercado de opções).

Por fim, as três personas do nosso público-alvo vai dar uma bela base para postagens, campanhas e inspiração para promoção de vendas!

É isso aí, pessoal. Espero que tenham gostado do artigo de hoje. Se quiserem que eu disseque mais a respeito do posicioanmento do Original e do NuBank deixe seu comentário aí!

Um abraço.