O Outbound Marketing foi uma opção segura para os empreendedores durante bom tempo. Voltado para a publicidade, caro e até certo ponto, eficiente. No entanto, o mundo foi mudando pelas mãos da tecnologia, de forma que a mudança em si é parte do marketing digital hoje. Nos últimos anos, o MKT Digital tem atraído empreendedores por custar 60% a menos do que o MKT Tradicional.

Na era da informação, atender às necessidades do público tem a ver com alimentar os mesmos
com conteúdo relevante. Fazer MKT envolve vender uma versão melhor para o seu público deles
mesmos. Mas some a isso, no fim das contas, que a diferenciação através dos valores
e atributos, sempre será parte do jogo.

Não só acompanhar a tecnologia é importante nessa área, como também entender de métricas e um pouco de programação. O profissional do marketing hoje é multidisciplinar, algo que as cadeiras de faculdades ainda não acompanham. Kotler disse recentemente, que o profissional da área tem que ser um pouco jornalista para poder entregar conteúdo objetivo com valor.

Assim como em serviços, o MKT Digital também tem 8 P’s: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão. O MKT Digital é menos difícil de mensurar quanto parece, mas é preciso um plano definido e um processo, o que inclui o objetivo e as métricas a serem analisadas. Profissionais que documentam um plano de MKT Digital tem mais 60% mais sucesso do que aqueles que não
o fazem.

O Branding da sua marca ganha mais força nas mãos de um analista de mídias sociais, um influenciador de alcance e um conteúdo relevante. É importante lembrar que apesar da estratégia sempre envolver as vendas no fim das contas, fazer com que sua marca seja amada é um valor que vai possibilitar uma estratégia mais rentável.

MKT Online exige que sua estratégia esteja integrada umas as outras: Website Responsivo e SEO, Email
Marketing e Conteúdo, Mídias Sociais e Alcance Pago, Web Analytics e Mídias Sociais. O lado bom desse processo é que as ferramentas estão todas aí, para quem quiser aprender. Tornou-se obsoleto usar apenas o Outbound Marketing, hoje é preciso integrar as ferramentas com Conteúdo relevante, mídias e métricas.

Com as métricas da área, o que um dia foi polêmica sobre a necessidade de investimentos em mídias sociais por exemplo, hoje se traduz em leads, conversões e aumento de seguidores, engajamento e por fim, vendas. E o Google Analytics deu um jeito de dizer que sim, hoje é possível a mensuração pelo ROI e tantas
outras métricas.